Coisas da Nil - Pintura em tecido: Linda composição.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Linda composição.

Olá a todos!!
Hoje trago mais um pano de copa com pintura de legumes e frutas.
Desta vez é uma linda composição com abóbora, pera, tomate e flores, estas ultimas ficaram por minha conta, que as adicionei ao risco original, para deixar  mais alegre e quebrar um pouco os amarelos da pintura.

pintura tecido moranga com pera tomate e flores

Pintura em tecido - Pano de copa com pintura de abobora, tomate e flores.

Comece pintando o fundo ao redor do desenho para isto use o clareador mais a cor verde grama bem esfumado.
A abóbora é o tema central desta pintura em tecido, e como ela esta ao fundo da composição, vamos começar por ela. Use clareador mais a cor branca no meio de cada gomo da abobora, pinte ao redor do branco com a cor amarelo limão, misture as cores sem cobrir totalmente o branco. Cubra toda a abóbora com o amarelo ouro, depois o laranja e reforce as áreas de sombra com o vermelho tomate, Ilumine os gomos com a cor amarelo limão. Faça o talo da abóbora com o verde olive, escureça com o sépia e ilumine com o branco. Aproveite a sujeirinha de verde oliva no pincel e pinte alguns pontos da abobora.
Para pintar as flores use o clareador mais a cor azul mar do miolo para as pontas puxando bem, sombrei a base da pétala bem pertinho ao miolo com tiquinho de  azul turquesa. Agora no sentido contrario ao azul, das pontas para o miolo aplique a cor branca, espere secar um pouco e volte reforçando este branco. Pinte o miolo da flor com amarelo ouro, sombrei com o caramelo e faça o "U" do meio do miolo com o sépia. Use o sépia para contornar o miolo e ilumine com pontinhos brancos.
Para as folhas nesta pintura eu apliquei o clareador mais o branco de um lado da folha, pinte o outro lado com o verde oliva e misture bem. Sombrei com o sépia, faça o meio da folha com o verde pântano e as nervuras com o branco.
Pinte o tomate com clareador mais a cor amarelo ouro, cubra com vermelho tomate e sombrei com púrpura e vinho. Faça as sépalas do tomate com verde oliva, sépia e branco.
Para pintar a pera aplique clareador mais o branco no meio da fruta, aplique a cor amarelo limão e espalhe sem cobrir todo o branco, cubra toda a fruta com amarelo ouro, sombrei com amarelo de cádmio e caramelo. Ilumine com o branco. Use a cor verde musgo em alguns pontos da pera.
Finalize a pintura fazendo o chão com clareador mais as cores ocre ouro, siena e sépia bem embaixo das frutas. Use sujeirinha de azul mar para dar a ilusão de reflexo das flores. Faça as raminhas da abóbora com o pincel filete e o verde oliva diluído com água.
O risco original e o que eu alterei estão logo abaixo.

risco moranga com pera e tomate

"risco pintura legumes, abobora,pera,tomate"


Você pode ver mais idéias com abóboras nos posts abaixo.

 1- Pano de copa com moranga.

 2 - Horta...

3 - Semana temática amarela - Aboboras estilo patchwork.

Espero que tenham gostado. Eu adoro pintar abobora, é fácil, divertido e um motivo muito alegre para panos de copa, combinando com tudo que você adicionar ao motivo.
Um grande abraço e fiquem com Deus.


23 comentários:

  1. Olá Nil,

    Mais um trabalho muito bonito, como já nos habitoou. E tudo muito bem explicado. Lindo!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Nil,vim oferecer o selinho com muito carinho de 250.000visitas do meu cantinho de culinaria http://portaldossabores.blogspot.com.
    Estão lindos seus trabalhos.
    Bjss com carinho.

    ResponderExcluir
  3. Olá Nil!
    Ficou tão lindo que dá até vontade de enquadrar e pedurar na parede!!!
    Amiga,passei também para te avisar do sorteio lá no http://cacaujafet.blogspot.com
    Espero você.
    bjossss

    ResponderExcluir
  4. perfeito Nil, parece uma fotografia de tão realista...abração amiga, ótima tarde!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nil, que lindoooooooooooooooooooooooooo!!!
    Parabéns! Tenha uma linda e maravilhosa semana, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Hi my sweet girl Nil!!!!!!!!!!
    I love your pumpkin!!!!!!!!
    Kisses!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Nil!
    Adorei seu blog e tudo que vi por aqui!criei o meu ha bem pouco tempo,e vim te visitar e convidar a mi dizer oque acha, já estou a te seguir,e ficaria bem feliz se vc viesse me seguir tbm...
    Beijos e uma tarde para vc!!!

    ResponderExcluir
  8. Suas pinturas são maravilhosas!!!
    Vou te contar uma piadinha pra alegrar seu dia tá?
    Talvez vc não morra de rir, mais pelo menos um sorriso vc vai dar rsrsrsrsrs
    A professora pergunta para o Juquinha:
    - Quantos pulmões nós temos?
    -Temos quatro professora!
    -Quatro? Por quê?
    -Ué! Dois meus e dois seus!
    KKKKKKKKKKKKKKKKK Beijos minha Querida
    Prepara o pão com manteiga que eu tô chegando

    Andrea

    ResponderExcluir
  9. Olá minha querida amiga
    Mais um trabalhinho seu que arrasou, ficou espectacular essa composição, ficou tão real que parece uma foto!!! Maravilhoso amiga, Parabéns pelo lindo trabalho!!
    Obrigada pela sua visitinha e pelo carinhoso comentário, é sempre bom quando as amigas comentam, pois isso nos dá incentivo para continuar!!
    Bjs e continuação de uma boa semana
    Dulcineia

    ResponderExcluir
  10. Oi Amiga!Já fiz o artesanato da reciclagem,passa no meu blog para você ver como ficou fofa,agora que tive tempo de vim até seu blog,mais vir seu Comentário obrigada pelo carinho amiga você é muito fofa que DEUS te ilumine e muito sucessos,amiga que fofuraaaaaaa,essa pintura com frutas ameiiiiii parabéns lindo,lindo,e lindoooo,que DEUS te ilumine,beijos e fica com DEUS,beijocas,amiga meu blog estava com problema mais é como você diz amiga,tem que deixar o blog simples ele não quer ficar bonito não kkkkkkkkkkk amiga só você para mim fazer rir,mais na hora eu fiquei triste,como você diz nosso querido blog ,tão bonitinho né amiga,amo sua visita demorei pra vir em se blog porque estava fazendo o artesanato da reciclagem viu por isso que demorei mais vir seu comentário ,amiga beijos cheio de carinho e fica com DEUS

    ResponderExcluir
  11. Oieeee... denovo! rsrs
    Adorei sua abóbora! Cheia de vida e luz!
    Mãos de fada, essas suas!!!
    Altos suspiros aqui... hehehe
    Bjinhus
    Josi

    ResponderExcluir
  12. Oi Nil,eu fiquei feliz com a sua visita e estava te esperando mesmo para vc ver a minha pintura,obrigada pelo carinho,boa quinta beijo no coração

    ResponderExcluir
  13. Oi Nil,eu fiquei feliz com a sua visita e estava te esperando mesmo para vc ver a minha pintura,obrigada pelo carinho,boa quinta beijo no coração

    ResponderExcluir
  14. Oi Nil,
    Obrigada por sua visitinha e por suas palavras sempre tão gentis e nos encorajando, faz com que nós procuremos melhor a cada dia que passa.
    Seus trabalhos sempre perfeitos e completos, além da pintura, os riscos e também as cores q compõem o trabalho, nós particularmente agradecemos de coração esta riqueza de detalhes.
    Bjs
    Jussara e Tania

    ResponderExcluir
  15. Olá Nil
    Tudo bém?
    Adoreeeeeeeeeeeeei seu trabalho
    Que linnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnndo
    Esta perfeito
    Bjs fique com Deus
    Boa quinta-feira!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Nil,Lindo!!!Tudo que você pinta fica maravilhoso,você dá vida aos desenhos!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Nil lindíssimo como sempre né? Amiga vai la ver meu primeiro pano, mas não vale rir lembra que ja te pedi isso hein!BJs.

    ResponderExcluir
  18. Ficou linda a abóbora, adorei as cores bem vivas..
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Voçe sempre criando e recriando rrsss...
    Henrique está na vida boa.Voltou a ser lider da turma,irá a uma palestra em um hospital da cidade.Ai voçe já sabe vai tagarelar rrsss....
    Amigona ficou uma graça...Sei que ao vivo está deslumbrante né Nil?
    Tenha uma linda.........tarde e uma noite cheia de beijinhos rrssss.....
    bjjocas Amo!!!

    ResponderExcluir
  20. Ola querida amiga,
    A abobora ficou muito bonita, adorei mais este seu lindo trabalho!
    uma linda noite para voce.
    abraço muito amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  21. Saudades da minha querida amiga!
    Vim compartilhar com você a alegria de ser vovó. Adoooro meus rapazinhos...estou torcendo pela princesinha!
    Tudo bem com você, Nil? E essa pintura, tá tão real... posso comer?? kkkkk... amo tudo isso!
    Bjs. Josi

    ResponderExcluir
  22. Olá Nil
    Vim agradecer seu amável comentário, muito obrigada amiga.
    Também gostei muito da tua pintura! É linda.
    Beijinhos
    Linda

    ResponderExcluir
  23. qUE LINDO AMEI SEUS TRABALHOS! PARABÉNS

    ResponderExcluir

Olá é um prazer ter você no meu blog
E sera um prazer ainda maior ler o que você tem
a dizer.
Não deixe de fazer um comentário antes de sair.
Abraços.