Coisas da Nil - Pintura em tecido: Espantalho lindinho...

terça-feira, 20 de maio de 2014

Espantalho lindinho...

Olá bom dia!!!
Hoje vamos dar uma voltinha pela pintura em tecido no estilo country.
A pintura country é um estilo com origem nos Estados Unidos, caracterizada por retratar tudo que lembra a vida no campo como objetos e mobiliários antigos, animais, frutas, flores, etc. As cores usadas são bem específicas e ganham muitas vezes ares envelhecidos com o uso de tons pastéis, sombreamento, prespontos, e muitas estampas que vão desde o xadrez, listras e até os florais.
A pintura country ganhou muita força nos últimos anos aqui no Brasil, trazendo os temas para os panos de copa e invadindo também os enxovais de bebês, principalmente por seu resultado delicado e estampados.


1 - Com ares de cozinha campestre.

2 - Um casal muito fofo.

3 - Dona Cocó e seus filhinhos.


Um dos temas mais queridos e explorados da pintura country é o simpatico espantalho e todo o universo que o rodeia.


pintura em tecido estilo country de espantalho com frutas


  

Pintura em tecido - Pano de copa amarelo com pintura de Espantalho com frutas.


Apesar deste pano de copa ser amarelo foi aplicado um fundo para destacar bem o centro da pintura.
Faça o fundo com a cor azul bebê sem diluente para que ela apareça bem no tecido amarelo.
Comece pintando os motivos que ficam ao fundo do desenho, neste caso as frutas e a plaquinha.
Pinte a placa com a cor marfim, sombrei com a cor jatobá e acentue as sombras e as nervuras da madeira com o sépia. Ilumine com o branco e escreva a palavra "Fartura" com o sépia.
Pinte a folha da melancia com verde pistache e sombrei com verde oliva e tiquinho de verde pinheiro. Faça as nervuras da folha com o verde pinheiro.
Pinte a casca da melancia com verde folha e sombrei com verde musgo. Ilumine com o branco. Com a cor verde pinheiro faça os detalhes na casca da melancia. Com a tinta na ponta do pincel em pé faça um movimento de zigzag, começando na base e vai afinando a medida que chega perto da parte branca da melancia deixando a mancha meio triangular.
Pinte a polpa da melancia aplicando o branco próximo a casca e puxando para cima. Aplique a cor rosa chá no meio da melancia e depois cubra com vermelho tomate e misture com as outras tintas e sem cobrir totalmente o branco. Faça os caroços em formato de coração com estêncil ou a mão livre mesmo. Use as cores preto e branco.
Pinte as abóboras aplicando a cor branco no meio de cada gomo, cubra com o amarelo ouro sem mistura muito com o branco. Cubra toda a abobora com a cor amarelo de cádmio e acentue as sombras com a cor tangerina. Com uma sujeirinha de verde oliva no pincel, bem pouco mesmo, acentue a divisão dos gomos da abóbora e dê uma borradinha na parte mais clara de cada gomo  para dar a a ilusão que ela esta meio verde. Ilumine com o amarelo bebê. Faça a folha da abóbora com o verde oliva e ilumine com o branco. Faça a nervura da folha com o verde pinheiro e o talinho da abóbora com o sépia.
Pinte a maçã com amarelo ouro, cubra toda a fruta com vermelho vivo e sombrei com o púrpura e o vinho. Ilumine com o branco.
Pinte a folha da maça com branco e verde pinheiro.
Pinte o rosto e as mãos do espantalho com a cor palha, cubra com amarelo pele e acentue as sombras com o caramelo. Ilumine como branco. 
Pinte o cabelo de palha do espantalho e as palhas que saem das mangas sobre as mãos com as cores sépia e branco.
Pinte os olhos do espantalho com as cores branco, siena e preto. Contorne os olhos e faça cilios e sobrancelhas com a mesma cor.
Pinte o nariz com caramelo, sombrei com ceramica e ilumine com o branco.
Faça a boca com o sépia. Faça pequenos "x" em toda a boca para imitar pontos de costura.
Pinte o chapéu do espantalho com capuccino, sombrei com marrom e acentue as sombras com terra queimada. Ilumine com a cor palha. Faça pequenos símbolos de "jogo da velha"  esse aqui # na aba do chapéu com a cor palha para dar um charme.
Pinte o girassol com a cor melão, cubra um lado da pétala com o laranja e puxe para o meio da pétala. Pinte o outro lado da pétala com o amarelo bebê e puxe para o meio misturando um pouco as cores. Faça o miolo do girassol com verde pistache, sombrei com verde oliva e ilumine com a cor marfim. Faça a meia lua dentro do miolo da flor com a cor marrom e com a mesma cor faça um batidinho ao redor do miolo. Ilumine com o marfim.
Pinte a camisa do espantalho com a cor erva doce. Espere secar bem e faça a estampa que quiser. Neste eu fiz um xadrez grande usando as cores azul celeste, amarelo de cádmio e branco. Espere secar bem e sombrei com a cor verde menta. Depois de seco ilumine com luz seca branca.
Faça a jardineira do espantalho com azul bebe, sombrei com azul ceruleo e azul marinho para acentuar as sombras. Ilumine com o branco. Faça pontinho nas alças da jardineira com o branco para imitar o pesponto. Faça os botões das alças com a cor azul marinho e ilumine com o branco. Faça dois pontinhos dentro do botão com o preto e um tracinho com o branco para imitar a linha.

Este é o desenho usado para pintar este espantalho country.


risco para pintura country de espantalho


Espero que tenham gostado da sugestão de hoje. Um grande abraço a todos e bom inicio de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá é um prazer ter você no meu blog
E sera um prazer ainda maior ler o que você tem
a dizer.
Não deixe de fazer um comentário antes de sair.
Abraços.