Coisas da Nil - Pintura em tecido: Toalha da Igreja Nossa Senhora Aparecida.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Toalha da Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Olá bom dia!
Inicio esta semana com uma toalha de oxford verde escuro pintada para a Igreja Nossa Senhora Aparecida, para usar no altar nos dias de missas do Tempo Comum.

1 - Tempos da Quaresma...
2 - Para a Semana Santa...
3 - Para a Igreja.

Como o tecido é escuro a pintura foi trabalhada em diversas fases que eu espero detalhar no post de hoje.

toalha verde pintada para altar da igreja

A foto não esta boa mas acho que dá para ver bem como ficou a toalha pronta.

Primeira etapa da pintura:
1 - Passe clareador em todo o desenho e deixe secar. É importante fazer isso para ajudar a cor a aparecer no oxford.
2 - Faça o contorno de luz ao redor da ostia com o amarelo ouro metalico.
3 - Passe o branco bem no meio do calice, de cima para baixo e fazendo movimentos de vai e vem com o pincel.
4 - Faça o chão da pintura com o marrom.

Segunda fase da pintura - a base
Depois que o clareador estiver bem seco dê a primeira mão de tinta em todos os elementos do desenho usando as seguintes cores:
1 - Branco para a ostia, para os lírios e para o guardanapo na cesta.
2 - lilás para as uvas.
3 - verde folha para a folha das uvas e talo dos lirios.
4 - amarelo ouro para o calice e para os trigos.
5 - verde oliva para as folhas do trigo.
6 - mostarda para o cesto de pães.
7 -  marfim para os pães.

Terceira fase da pintura:
Depois que a primeira mão de tinta secou você deve aplicar uma segunda mão de tinta em alguns elementos e entrar com a cor de sombra em outros.
1 - Reforce o branco na ostia, nos lirios e no guardanapo. Eles devem estar esverdeado então aplique o branco sem fazer economia.
2 - aplique o violeta cobalto nas uvas e sombrei entre os baguinhos com o violeta.
3 - reforce o verde folha das folhas e sombrei a folha dobrada com o verde oliva.
4 - dê uma segunda mão de amarelo ouro no calice e marque as areas de sombra com o siena.
5 - aplique uma segunda mão de mostarda na cesta.
6 - segunda mão de marfim nos pães.
7 - dê uma segunda mão de amarelo ouro nos grãos de trigo.

Quarta fase da pintura.
Você começa esta fase depois que a tinta aplicada na fase anterior estiver seca.
1 - sombrei os lirios com o azul caribe, marcando bem as divisões entre as pétalas. Depois reforce o branco nas pétalas. Reforce o verde folha no talo dos lirios e ilumine com o branco.
2 - acentue as sombras entre os baguinhos de uva com o preto, sem exagerar, faça uma mistura de violeta cobalto e tiquinho de branco e aplique em cada baguinho, Ilumine com o branco e depois faça uma virgula em cada um com o branco.
3 - Faça uma mistura com verde folha e tiquinho de branco e aplique na folha dobrada. Faça o contorno da folha aberta com o verde pantano e as nervuras da com o verde pinheiro.
4 - Marque a trama da cesta de pães com o ocre ouro e ilumine com marfim e branco. Faça as treliças da trama com o sépia e ilumine com o branco. Espere a cesta secar bem antes de pintar o guardanapo.
5 - Sombrei o guardanapo com o azul inverno e depois reforce o branco para dar mais luminosidade. Faça a cruz com o azul turquesa.
6 - sombrei os pães com a cor siena natural marcando bem os cortes na casca do pão. Com tiquinho de marrom reforce as marcas nas cascas e a sombra entre os pães. Ilumine com o marfim e branco.
7 - reforce as sombras do calice com a cor caramelo e ilumine com o amarelo canario. Faça os detalhes do copo com a  dimensional glitter ouro.
8 - ilumine os grãos de trigo com o amarelo canario.
9 - ilumine as folhas do trigo com o verde claro.

Fase final:
Esta é a fase dos detalhes do acabamento.
1 - faça o fundo no meio das flores com o sépia, dai puxe os pistilos e faça a semente na ponta de cada pistilo com a cor cenoura.
2 - Faça as ramas da uva com o sépia.
3 - contorne os grãos de trigo e faça uns tracinhos neles com o sépia.
4 - contorne a ostia com o dimensional acqua sol.
5 - reforce o chão da pintura com o marrom.

Espere a pintura secar bem, cerca de 72 horas e depois passe com ferro a vapor pelo avesso, sobre um pano velho. Isso ajuda a tinta a fixar bem no oxford e faz com que a borra que a tinta costuma deixar neste tecido, por ser sintetico, sai no pano velho.

Os riscos para pintar esta toalha de igreja. 

risco para pintar em toalha igreja parte 1risco para pintar em toalha igreja parte 2


motivo religioso para pintar em toalha de igreja

 

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