Coisas da Nil - Pintura em tecido: Boneca Dama Ruiva

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Boneca Dama Ruiva

Ola minhas queridas, tudo bem com vocês? Espero que sim.
Como todas vocês já sabem as bonecas são um dos temas mais queridos na pintura em tecido, a mulherada adora estas bonequinhas em panos de copa, e não é de hoje que elas enfeitam muitas cozinhas por este mundão a fora! Só que algumas bonecas que nós vemos hoje são bem diferentes daquelas do passado porque com o correr dos anos e das modas elas vão sofrendo auterações e mudando os traços e se modernizando com as novas tecnicas de pintura em tecido.
Mas hoje eu quero apresentar, (para quem não conhece ou tem menos de 30 anos...srsrsr) a Dama de Chapéu, uma das queridinhas das donas de casa no final dos anos 80.
boneca dama ruiva pintada em tecido
Viu a cinturinha de Barbie dela????????!!!!!!!!
Essa boneca eu costumo chamar de Madrinha de casamento(por causa do chapéu..srsrsrrs) e é um risco antigo, que uma amiga  professora de artesanato tem guardado há uns 20 anos, e acreditem; as alunas dela pintam essa boneca em aula até hoje...e adoram!!!

boneca pintada em pano de copa

Pintura em tecido - Pano de copa com pintura de Boneca Dama de chapéu.

Essa pintura não teve aplicação de fundo.
Pinte o rosto e os braços da boneca com clareador mais a cor amarelo pele, sombrei com caramelo marcando bem as palpebras acima dos olhos, o nariz e a sombra no pescoço. Ilumine com o branco.
Deixe o rosto ai paradinho e vá pintar o chapéu, para isso use as cores azul bebe sombreado com azul celeste e azul turquesa para acentuar as sombras. Ilumine com branco. 
Pinte a faixa do chapéu com azul turquesa e tiquinho de azul cobalto, ilumine com o branco. 
Pinte os cabelos aplicando a cor ocre ouro, sombrei com caramelo e ceramica e puxe os fios de cabelo com as cores ceramica e terra queimada. Faça alguns fios com branco e ocre para iluminar.
Pinte os olhos da boneca com as cores branco, verde pistache, verde musgo e preto. Contorne os olhos com o sépia diluido com o diluente para tecidos e faça os cilios e sobrancelhas com esta mesma cor.
Acentue as sombras na lateral do nariz da boneca e também os buraquinhos da narina com um tiquinho de sépia.
Pinte o contorno da boca com o caramelo e preencha os labios com a cor vermelho carmim. Ilumine com o branco. Faça um esfumaçado nas bochechas com o rosa chá.
Pinte a blusa com azul bebe, azul celeste e azul turquesa para acentuar as sombras. Ilumine com o branco e faça a faixa e o detalhe na gola com o azul turquesa e azul cobalto. Faça um detalhe na gola e 
na vira  da manga com o branco.
Pinte a flor na blusa e no chapéu com a cor amarelo pele, sombrei com o caramelo na base do miolo e puxe para cima na direção da ponta da pétala. Faça o corte da pétala com o branco. Pinte o miolo da flor com amarelo ouro e sépia. Faça as folhas com a cor verde abacate.
Pinte a saia com branco, espere secar um pouco e sombrei com o cinza lunar. Faça os detalhes na saia e na barra com a cor azul turquesa. E depois de seco passe dimensional glitter prata na faixa do chapéu,  na faixa e laço da cintura, do detalhe do peito da blusa e nas faixas da saia.
Não esqueça de fazer o colar da boneca com a dimensional glitter ouro.
Pinte os matinhos com as cores verde abacate, verde oliva e verde pinheiro juntas no pincel. Faça as flores com as cores azul celeste, azul turquesa e branco.
A barra deste pano de copa foi recortado acompanhando o detalhe da saia da boneca. Para isso espere a pintura secar bem, aplique 2 mãos de termolina leitosa na frente e verso do pano alternando entre secagem. Depois é só recortar com cuidado acompanhando os contornos do desenho.
O risco para pintar esta boneca.
risco para pintar boneca com chapeu
Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá é um prazer ter você no meu blog
E sera um prazer ainda maior ler o que você tem
a dizer.
Não deixe de fazer um comentário antes de sair.
Abraços.