segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pêras e maças.

Olá amigos, amigas, seguidores e visitantes, hoje vou começar uma nova semana temática com o tema de frutas e só postarei estes dias pinturas com frutas. Espero que gostem.

Semana temática frutas.

Pano de copa com pêras, maçãs e uvas.

pintura de maças, peras e uvas


Esse motivo com peras e maçãs é ótimo para quem esta iniciando aulas de pintura em tecido, frutas são fáceis de pintar, ajudam a "amolecer a mão" e a ter as primeiras noções de luz e sombra.
Então minhas queridas iniciantes mãos a obra e vamos pintar este lindo pano de copa!
Gente , meu blog só publica imagens desse tamanho agora, não sei o porque..mas clica na fotinho que dá pra ver melhor.

Pintura em tecido - Pano de copa com maçãs, peras e uvas.


As cores  usadas nesta pintura:
Comece pelo fundo ao redor de todo o motivo usando  clareador + azul caribe bem esfumaçado.
Para as folhas entre com o clareador depois cobrir toda a folha com verde abacate, usar o verde oliva de um lado e o branco de outro, para a folha da uva usar clareador + ocre ouro sombrear com verde abacate e escurecer com o verde oliva, verde pântano para as nervuras da folha.
Já para as flores, vamos usar o clareador mais a cor azul caribe no sentido de fora para dentro e o violeta cobalto de dentro para fora, azul bebê para fazer o corte das pétalas e branco para a dobra das pétalas, para o miolo usar o amarelo ouro, caramelo, sépia e branco.
Depois das folhas e flores prontas é hora de começar a pintar as frutas. Atenção para as cores e para o uso do clareador sempre.
Uvas- para pintar estas uvas use clareador + vermelho carmim, sombrear com o vinho e um tiquinho de preto, usar o rosa bebe para dar forma aos bagos da uva e branco para o pontinho de luz.
Para as maçãs passe a tinta branca no meio, verde pistache no lugar do cabinho da maçã, amarelo ouro em toda a fruta, sombrear com vermelho tomate, escurecer com o púrpura e vinho, sépia para o cabinho, para a fatia  partida da maçã usar o marfim na polpa e sombrear com siena, preto para o caroço, usar amarelo ouro, vermelho tomate e purpura para a casca.
Pêras com branco, amarelo ouro para toda a fruta, sombrear com siena e um tiquinho de caramelo e usar o verde pistache em alguns pontos, sépia para o cabinho da fruta.
Finalize a pintura fazendo o chão, ou base do motivo, senão suas frutas ficam "voando" na pintura. Para este chão  usei o clareador mais ocre ouro, verde pântano e amarelo limão.
O risco que eu usei:

risco de frutas para pintar


risco de maças e pera para pintar

Quero agradecer a todas as pessoas que visitam e deixam comentários no Coisas da Nil, na medida do possível eu vou visitando e respondendo a todos.
Um grande abraço a todos, uma boa semana e fiquem com Deus.