Coisas da Nil - Pintura em tecido: Lembrança do curso de pintura...

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Lembrança do curso de pintura...

Pano de copa com Fruteira com rosas.
pintura de fruteira com maças, uvas verdes e rosas
Natureza morta é um tema muito explorado na pintura, e na pintura em tecido não podia ser diferente.
Hoje trago um lindo exemplo deste tipo de motivo para pintarmos juntos.

Pintura em tecido - Pano de copa com fruteira, maças, uvas verdes e rosas.

Vamos as cores que eu usei.
Começando pelo fundo com clareador, amarelo ouro e marrom, bem esfumaçado ao redor do desenho.
Para as folhas das uvas  aplique o clareador e entre com a tinta verde grama ,sombreando com verde pântano e luz com marfim; para as outras folhas use a cor siena natural diluído com agua e sombreado com verde oliva, para a de baixo aplique a cor verde grama, verde pântano, caramelo e branco. Nervuras com sépia.
Agora vamos pintar as uvas deste pano de prato com clareador e marfim no meio, verde pistache e sombrear com verde oliva, luz com marfim e pontinho com branco.Para as maças aplique a cor amarelo ouro no meio da maça, depois entre com vermelho tomate e vinho; já para as maças verdes use a cor  marfim, verde maçã e verde pinheiro para sombrear, cabinhos com sépia.
Para pintar a fruteira  aplique o clareador com cinza lunar, sombrear com preto e dar luz com o branco, fazer algumas manchas bem esfumaçadas com rosa escuro e lilás para imitar o reflexo das rosas.
Agora pinte as rosas começando pelas folhas  com a cor marfim, verde oliva e verde pântano,.Para a flor rosada use a cor  rosa bebe, rosa escuro e vermelho carmim, para a rosa lilás use a cor lilás bebe, lilás e violeta , corte das pétalas com branco; sépia e amarelo  canário para o miolo.
Termine pintando o chão  com o  clareador+ ocre ouro e sépia.
 O risco original tem crisântemos no lugar das rosas, mas como eu não sei pinta-los mudei  para as rosas, mas vou colocar os dois riscos.
Espero que tenham gostado e boa pintura.
risco de fruteira com maças,uvas e rosasrisco de fruteira e rosas

37 comentários:

  1. Nil,
    Que linda fruteira amiga...
    Suas pinturas cada vez estão mais belas ...
    ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!
    Beijinhos e fique com Deus.
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Querida obrigado pela cor das uvas, eu tava querendo.


    Claudia.

    ResponderExcluir
  3. Taá lindo.............

    Beijuuuuuuus
    Que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  4. Olá
    que linda pintura. E as rosas substituem muito bem os crisantemos. Parabéns adorei.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. OI NIL TUDO BEM? ESTA LINDA ESTA PINTURA AMIGA OBRIGADA POR OS MAIL E SE LEMBRAR DE MIM. BEIJÃO AMIGA FIQUE COM DEUS

    ResponderExcluir
  6. Oi Nil querida, voce anda escondendo o jogo hein....rsrs, Ki coisa mais linda, amei....com certeza vou tentar pintar tambem.... bjkas....Ah..suas rosas são maravilhosas!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Nil!
    Tua pintura tá linda demais!Um capricho só!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Oiii Nil, fiquei tão feliz com sua visitinha, sinal que a semana será cheia de cor, adoro tuas pinturas,menina que capricho, bjos no teu coração, uma linda semana para vc.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Nil querida
    Sua evolução na pintura
    É visivel a cada postagem
    Parabéns querida,é por ai
    Praticar pintar e pintar
    Ta lindo amiga,to feliz de ver
    Boa semana bjsssss

    ResponderExcluir
  10. ΓΕΙΑ ΣΟΥ ΝΙΛ. ΚΑΛΟ ΜΗΝΑ! ΜΟΥ ΑΡΕΣΟΥΝ ΤΑ ΣΤΑΦΥΛΙΑ ΠΟΛΥ! ΑΝ ΚΑΤΑΛΑΒΑΙΝΩ ΤΑ ΧΡΩΜΑΤΑ ΤΑ ΦΤΙΑΧΝΕΙΣ ΑΠΟ ΦΡΟΥΤΑ ΧΛΩΡΙΝΗ ΛΑΧΑΝΙΚΑ. ΕΙΝΑΙ ΔΥΣΚΟΛΟ ΓΙΑ ΣΕΝΑ ΚΑΘΟΛΟΥ. ΦΙΛΑΚΙΑ!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Nil adorei sua pintura esta perfeita parabéns,beijos querida.

    ResponderExcluir
  12. Olá Nil, foi um prazer te receber em meu blog, volte sempre será um prazer


    abs sonia


    SONIASOARTES

    ResponderExcluir
  13. Драга пријателке уште еднаш покажуваш колку си добар сликар.Ова е прекрасно...
    Имај убава и безгрижна седмица
    пријателски прегратки

    ResponderExcluir
  14. Olá Nil.
    Amei sua pintura, uma bela obra de arte, PARABÉNS.
    Um abraço carinhoso.
    Isa

    ResponderExcluir
  15. nil vc fecha em suas pinturas. deus a abençoe sempre e sempre. amem. xau bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Gostei da ideia, parabéns está lindo! Tenha uma abençoada semana, bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oi querida Nil, adoro suas ideias , muitos parabéns pelos lindos trabalhos muito criativos, adorei sua visita ao meu Mundo espero lá ter muitas suas visitas com carinho , e um grande abraço e um BJ

    ResponderExcluir
  18. Olá Nil, linda esta fruteira...
    Vou tentar pintar ela também.
    Ah! obrigada pelas mensagens que você tem
    colocado para mim no meu BLOG, amei...
    Obrigada pelo carinho...
    bjs...

    ResponderExcluir
  19. Oi Nil,
    Depois de uma longa ausência vim agradecer o carinho de sua visita, e quero presenteá-la com SELINHOS, pode levar todos ou escolher os que mais lhe agradarem, estão no blog de SELINHOS que criei só para este fim.
    Que pintura linda, amei, meus parabéns.
    Excelente semana e bjs.

    ResponderExcluir
  20. Oi Nil! Eu que te agradeço, fique a vontade a casa sempre estará aberta para as amigas. Seu blog é um encanto adoro pinturas e tudo mais, seu trabalhos são lindos. Querida tenha uma semana maravilhosa. Bjos.

    ResponderExcluir
  21. Vim convidar pra pegar meu selinho de 600 seguidores no Blog BORBOLETA AZUL.

    ResponderExcluir
  22. OLÁ AMIGA TUDO BEM ? ESTOU RETORNANDO HOJE DAS FÉRIAS POR ESSE MOTIVO SÓ AGORA VENHO AGRADECER A VISITA NO MEU CANTINHO.OBRIGADA PELO CARINHO SEMPRE .BEIJUS NO CORAÇAÕ.AMO SUA AMIZADE

    ResponderExcluir
  23. Pena q eu não encontro ninguem p/ me encinar mais pintura. Este ano ainda naum fiz nenhuma peça pintada. Parabéns pelo seu talento :)

    ResponderExcluir
  24. Olá Nil!
    Vim ver as novidades e adorei.
    Beijos

    O Cantinho da Sandra Luís

    ResponderExcluir
  25. Olá Nil
    Mais um maravilhoso trabalho, as suas pinturas são verdadeiras obras de arte, parabéns pelo seu talento.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Olá Nil

    Eu sou Kinha do blog AMIGA DA MODA e vim conhecer seu espaço que é lindo e interessante e por isto já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.
    QUER GANHAR UMA JOIA? A designer Eliana Colognese criou um belíssimo anel e gostaríamos muito de contar com a sua participação. Faça a sua inscrição no blog e...Boa Sorte

    Bjooooooooooo...................
    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, passei pra conhecer seu blog e fiquei encantada com um pouco que vi. Adorei essa Fruteira com rosas, lindo seu trabalho. Parabéns ta lindíssimo.Gostei muito seu blog e estou a te seguir. Te convido a conhecer meu blog e seguir-me se gostares. Um Abraço!
    smareis

    ResponderExcluir
  28. Olá Nil... Adorei o comentário!

    Que nós possamos nos encher de amigos verdadeiros! ahh... me põe nessa conta já!

    Linda Pintura!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  29. Quem ensina aprende duas vezes.Lindo trabalho.Valeu pelas dicas carinhosas.Bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi Nil,
    PARABÉNS, ficou belíssima, e como pedido de desculpas pela minha ausência durante o período em que estive participando na Feira de Artesanato,agradeço o carinho de sua visita e comentário e te ofereço os lindos Selinhos que ganhei das queridas amigas, publicados no meu cantinho de SELOS E MIMOS em 02/08. Pode levar todos ou os que mais gostar, fique à vontade.
    Excelente e abençoada semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. `*•..,¸@@•*´¨`*•,@@¸.•*´¨`*•@@¸.•*´¨`*•.¸@@¸.•*´
    OLÁ♥☆PASSEI SOMENTE PARA ENCHER TUA PÁGINA DE CARINHO…♥..♥
    ♥☆ DIZER ♥
    ▒ Á novidades em meu blog♥¨)♥Lá a espero ♥¨)♥Com
    ♥..♥ AMOR♥..♥ FELICIDADES♥.. ♥ CARINHO♥..♥ SAÚDE♥..♥ PAZ♥..♥ SUCESSO♥..♥ ALEGRIA♥..♥ HARMONIA♥..♥
    * . + . * . * . + . * . * . + . * .♥´¨)♥´¨)♥´¨)♥
    +.*._/\_ .*. * . + . * . * . * . + . * . * .♥´¨)♥
    . *. >,”< * Amigos são “.*.* . * . * . * . ¸.•♥¨)
    * , + .*… + . * . * . + . * . * . + . * . * . * •♥´¨)
    + . * . * . + _/\_. * . * .. + . * . * . * . * .♥´¨)♥
    * . * . + . * >,”< . como estrelas brilhantes do céu♥´¨)♥
    + * . +.. * . * . * . * . cada um tem seu brilho e seu valor!
    * . _/\_ * + . *.*. * . * . * . * .* *(¸.•` ♥´¨)♥•` ♥´¨)♥
    . * >,”< + * * * *. * . *Bjs¸.•´¸.•♥´¨) ¸.•♥¨)
    Te adoro !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (¸.•´ (¸.•` ♥´¨)♥•` ♥´¨)♥
    BOA Semana !!!!!! Parabéns pelos lindos trabalhos adorei.....
    Beijos, Beijos e ++++++ Beijos(¸.•´ (¸.•` ♥´¨)♥¨)♥
    ¸.•´¸.•♥´¨) ¸.•♥¨) ¸.•´Rosa ¸.•♥´¨) ¸.•♥¨) (¸.•´ (¸. ♥•` ♥´¨)♥¨)♥

    ResponderExcluir
  32. Querida deixo um grande beijo pra ti, e adorei suas palavras.Atualizei meu blog, quando puder passe por lá.Um beijo, e continuação de ótima semana. Smareis

    ResponderExcluir
  33. Que coisa mais linda!


    Minha querida vc foi escolhida como um dos primeiros blogs homenageados pelo meu, tem selinho lá, espero que goste.

    ResponderExcluir
  34. oi Nil Td bem? Realmente não apareceu o comentário anterior ...Mas o que eu preciso é de um risco com pintura porque não sei muito bem como criar aquelas nuances nos cabelos não sei que cor usar pra dar efeito ao cabelo preto... eu até tenho uns riscos de meninas aquelas que são pintadas e com vestido de croche mas não sei como pintar o cabelo cacheado longo olha essa aqui ela não gostou disse que é uma menina velha e realmente parece rs rs rs !!!
    http://dudyencantoemagia.blogspot.com/2011/07/pano-de-prato-boneca.html

    ResponderExcluir
  35. Que menina arteira meu Deus! Parabéns, vou adorar passear sempre por aqui. Não sei fazer nada, sou burrinha, mas o seu trabalho é lindíssimo e me encantou. Voltarei com calma para ver tudo. Fique bem. Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá é um prazer ter você no meu blog
E sera um prazer ainda maior ler o que você tem
a dizer.
Não deixe de fazer um comentário antes de sair.
Abraços.